Catve
Nesta sexta-feira, 10 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A intenção da data é fazer uma reflexão dos números de casos de violência contra a mulher e o que tem sido feito para combater esse crime.
Atualmente, em Cascavel, quase 3 mil mulheres com medidas protetivas são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.
A data é um chamado à consciência coletiva e institucional. No mês passado, em Cascavel, foram registradas pela Guarda Municipal 127 ocorrências de violência doméstica. Em setembro de 2024, foram 91.
Entre janeiro e setembro de 2025, a Patrulha Maria da Penha realizou 747 atendimentos. No mesmo período de 2024, o número foi 695.
As ações educativas e de conscientização da Patrulha Maria da Penha incentivam a denúncia. Mas o atendimento não termina com a denúncia e o registro da ocorrência.
Depois entra em cena outra etapa importante: o acompanhamento das situações. A equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal realiza visitas domiciliares, acompanhando a situação de cada vítima. Uma visita é realizada por dia.
Atualmente, quase 3 mil mulheres cascavelenses, que possuem medidas protetivas, são acompanhadas.
O contato é mantido também por telefone, e as mulheres têm acesso ao número da Patrulha para qualquer emergência, inclusive, o 153 possui rastreador de chamadas, caso a ligação seja interrompida. As vítimas recebem encaminhamento jurídico e psicológico.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642