Cotidiano

Cascavel registra baixo índice de infestação, mas mantém alerta contra a dengue

No mesmo período do ano passado, o LIRAa tinha sido de 2,5%


Imagem de Capa

Imagem Prefeitura de Cascavel | Catve.com

A Secretaria de Saúde de Cascavel concluiu, nesta quarta-feira (8), o 4º Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 — o último do ano. O estudo apontou índice geral de 0,6% de infestação no município, considerado baixo risco e dentro do parâmetro estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%.

O levantamento foi realizado entre segunda (6) e quarta-feira (8) por agentes de endemias, que vistoriaram 4.786 imóveis. Em 2024, no mesmo período, o índice havia sido de 2,5%, classificado como médio risco.

Apesar da melhora geral, alguns bairros apresentaram índices acima da média municipal. As localidades com maior presença do mosquito foram Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália I e II, Presidente, Faculdade II, Aquarela, Veredas e Cajati, com média de 1,9% de infestação.

Mesmo com o resultado positivo, a Secretaria de Saúde mantém o alerta à população para reforçar os cuidados de prevenção. A orientação é realizar uma faxina semanal nos quintais e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.

Entre as medidas recomendadas estão a limpeza com água e sabão de depósitos fixos, bebedouros de animais e vasos de plantas, além do descarte correto de lixos orgânicos e recicláveis. Segundo o levantamento, 50% dos criadouros foram encontrados em vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros.

No atual ano epidemiológico — de 29 de dezembro de 2024 a 27 de setembro de 2025 —, Cascavel já contabiliza 369 casos confirmados de dengue e 2.338 de febre chikungunya.


Prefeitura de Cascavel | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano