Catve
A tão esperada obra de revitalização do Lago Municipal ainda está só no papel porque a Prefeitura de Cascavel aguarda a emissão do licenciamento ambiental, liberação que precisa vir do Instituto Água e Terra.
Com orçamento de R$ 15 milhões apenas para a primeira fase do projeto de revitalização, o município precisa seguir alguns critérios determinados pelo órgão ambiental. Por exemplo, a cada extração de árvore, que não seja nativa, outras mudas precisam ser plantadas. O número pode variar de 1.300 a 2.000 mudas plantadas. Também foi apresentado um planejamento de execução da obra, que não pode trazer impactos ambientais. Tudo isso precisa ser analisado pela IAT. A licença ambiental foi solicitada pelo município em agosto, durante a apresentação do projeto.
O projeto contempla novos portais de entrada, reforma dos banheiros, iluminação, ponte nova, câmeras de monitoramento, áreas de descanso, chafarizes e uma pista exclusiva para caminhada. Hoje pedestres e ciclistas compartilham o mesmo espaço. A pista atual seria para circulação de bicicletas. O município entende que a análise de um pedido de licenciamento é criteriosa, mas acredita que ainda é possível iniciar a obra ainda em 2025 porque outras condições impostas já foram superadas.
Assim que a primeira etapa tiver início o município vai dar andamento à elaboração da segunda fase da revitalização, onde nova audiência deverá ser realizada.
Nós entramos em contato com o Instituto Água e Terra de Cascavel para saber como está a análise do licenciamento ambiental solicitado pela Prefeitura para a revitalização do Lago Municipal e aguardamos um retorno do IAT.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Deivid Souza | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642