Cotidiano

Atendimentos do Samu no Litoral do Paraná passam a ser regulados por Curitiba

Mudança busca agilizar o encaminhamento de pacientes graves para hospitais da região metropolitana


Imagem de Capa

Imagem: Alessandro Vieira/SESA-PR

A organização e o controle das chamadas do Serviço Móvel de Urgência (Samu) nas cidades do Litoral do Paraná passaram a ser feitos pela Central de Regulação de Urgência de Curitiba e Região Metropolitana a partir desta quarta-feira (1º).

A alteração envolve os sete municípios da 1ª Regional de Saúde: Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá. Com isso, a central, que já atendia 38 municípios, passa a gerenciar 45 cidades.

O objetivo da mudança é acelerar a definição do tipo de atendimento necessário e o encaminhamento de pacientes graves para hospitais da região metropolitana, sem precisar acionar a Central de Leitos do Paraná. Com isso, unidades como o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, passam a contar com suporte de grandes hospitais da capital, como Evangélico e Cajuru.

Os atendimentos continuam sendo solicitados pelo número 192. A mudança foi discutida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Prefeitura de Curitiba e autoridades municipais do Litoral.

A expectativa é que a centralização proporcione mais agilidade e organização no atendimento de urgências na região.

Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com com AEN

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano