Uma mulher foi vítima de picada de cobra em Toledo. O ataque ocorreu quando ela cortava a vegetação com uma faca e acabou atingida na mão. A vítima foi encaminhada ao hospital e passa bem. Especialistas reforçam que acidentes com serpentes peçonhentas devem ser tratados como emergência médica.
"Ela tem uma peçonha muito forte. Se a pessoa conseguir tomar o soro logo nas primeiras horas, consegue se recuperar bem. Porém, cada organismo reage de uma forma. Pessoas com diabetes, colesterol alto ou pressão alta podem ter a situação agravada", explicou Tiago Pizzato, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente de Toledo.
A orientação é nunca tentar capturar ou matar o animal. "No desespero, a pessoa pode acabar sofrendo outro acidente. O ideal é deixar o bicho quieto, tirar uma foto e chamar uma equipe para o manejo. Depois, procurar imediatamente atendimento médico", reforçou o biólogo.
Além do caso da cobra, um veado bororó, espécie ameaçada de extinção, foi encontrado dentro do banheiro de uma empresa, entre Toledo e São Pedro do Iguaçu. Tratava-se de uma fêmea adulta, grávida e com uma pata ferida. O animal foi sedado, recebeu cuidados veterinários e, após a recuperação, foi solto em área de mata.
A Secretaria de Meio Ambiente orienta que, ao encontrar animais silvestres em ruas, casas ou empresas, a população deve acionar o setor de proteção animal pelo telefone (45) 99828-1232.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Wagner Lima | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642