Cotidiano

Primeira mulher piloto do Corpo de Bombeiros do Paraná

Com o Arcanjo 01, a bombeira está podendo cumprir seu propósito profissional


Imagem de Capa

Imagem: Ricardo Ribeiro/AEN

A capitã Keyla Karas se tornou a primeira mulher piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Ela integra, desde 2025, a recém-criada Unidade Aérea dos Bombeiros, formada por três pilotos e um operador aerotático. Neste mês, Keyla assumiu o comando do Arcanjo 01, primeiro helicóptero exclusivo da corporação, marcando um momento histórico na instituição.

Keyla ingressou na corporação em 2008 e concluiu a formação em 2010. Atuou em cidades do interior do Paraná e na capital até decidir, em 2024, seguir carreira na aviação. A capitã afirma que a conquista exige estudo, dedicação e coragem.

A motivação para pilotar está ligada diretamente à missão do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, ela sempre se emocionava ao ver ocorrências atendidas com apoio de helicópteros, percebendo que as operações eram mais rápidas e aumentavam as chances de sobrevivência das vítimas.

Com o Arcanjo 01, Keyla cumpre seu propósito profissional. A aeronave já mostrou potencial em operações complexas, como no combate a incêndios florestais, realizando mais de 50 lançamentos de água em um único dia.

Sua presença na cabine amplia a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná em emergências, desastres e salvamentos, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Para Keyla, a conquista também serve de inspiração para outras mulheres. "Quando uma mulher ocupa este espaço, sinaliza para as outras que elas também podem. Cada passo dado demonstra que estamos aptas e capacitadas para atuar em qualquer função dentro da corporação", afirma.

Outras mulheres das forças da Secretaria de Segurança Pública do Paraná também se destacam na aviação. A capitã Maitê Baldan, da Polícia Militar do Paraná, atuou como piloto de helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas entre 2016 e 2022. Daiane Zanon, da Polícia Civil do Paraná, pilota avião desde 2019, ao lado de 19 colegas homens.

E em 2024, a capitã Jenifer Formanquevski, da Polícia Militar, tornou-se a primeira copiloto mulher da Casa Militar do Paraná e a primeira a possuir brevê para aviões e helicópteros.


Bruna Guzzo | Catve.com com AEN/PR

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano