A vacinação contra a raiva passou a ser obrigatória em 30 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, incluindo os núcleos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em Cascavel, Laranjeiras do Sul e Dois Vizinhos.
A medida, já oficializada pela Adapar, exige atenção dos produtores rurais. Devem ser imunizados herbívoros domésticos com idade a partir de três meses, incluindo bois, cavalos, búfalos, asnos, mulas, ovelhas e cabras.
O rebanho da região chega a 700 mil animais, sendo 600 mil bovinos. Em 2024, o Paraná confirmou 227 focos de raiva. Mais da metade ocorreu nas regionais de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até setembro de 2025, foram registrados 166 focos em 41 municípios, dos quais 81 estão nessas mesmas regiões.
Os produtores rurais devem aplicar duas doses da vacina em curto intervalo de tempo. Cada dose custa, em média, R$ 2,00. A primeira aplicação deve ser reforçada entre 21 e 30 dias depois. A partir de seis meses, será exigida a comprovação da vacinação para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
"Nós estamos próximos ao Parque Nacional, então há muitas situações e locais onde os morcegos conseguem se procriar e isso acaba vindo até das propriedades próximas e gerando todo esse problema e muitos prejuízos a produtores rurais", destacou o diretor do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini, ao explicar a importância da imunização.
O aumento do número de casos de raiva na região levou a Adapar a promover um seminário sobre o tema, intitulado "Adapar Educa a Campo: todos juntos contra a raiva".
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642