Moradores de Cascavel têm questionado a utilização de calçadas por estabelecimentos comerciais, prática que diminui o espaço destinado aos pedestres. A cena é comum em diferentes pontos da cidade e tem gerado incômodo.
Na Avenida Brasil, por exemplo, um restaurante instalou grades para ampliar a área de atendimento aos clientes, enquanto uma sorveteria ocupa a calçada com mesas, cadeiras e guarda-sóis. Lojas expõem eletrodomésticos na frente, lanchonetes também instalam mesas, e até bicicletas e gaiolas de animais já foram flagradas no espaço público.
De acordo com o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), essas práticas configuram irregularidade.
"A calçada deve estar livre e desimpedida. Alguns comerciantes acabam colocando grades, lixeiras ou outros objetos, o que é proibido pela legislação municipal. Pedimos que prevaleça o bom senso. Uma cadeira isolada, por exemplo, não chega a ser um problema, mas é preciso respeitar o espaço do pedestre", afirmou Vinícius Boza, presidente do IPC.
O órgão orienta que a população denuncie casos de ocupação irregular.
"As pessoas podem ligar no 156. Nossa equipe vai até o local, notifica o responsável e, se for o caso, aplica a multa", completou Boza.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642