Desde sábado (20), moradores de Corbélia enfrentam falta de energia elétrica e de água. A situação afetou escolas, Cmeis, comércios e até repartições públicas.
O problema começou com o temporal de sábado, que causou queda de energia em diversos pontos da cidade. Sem luz, o abastecimento de água também foi comprometido. Quando o sistema começava a ser restabelecido no domingo (21), uma nova tempestade voltou a derrubar a rede, atrasando ainda mais a normalização.
"Apesar de ter ocorrido em dois dias diferentes, no domingo já estávamos praticamente finalizando o restabelecimento do abastecimento de água. Mas à noite ocorreu novamente um episódio de tempestade com bastante vento, queda de árvores e postes, e foi preciso recomeçar todo o processo. Como demorou um pouco mais para restabelecer, não houve tempo de encher as caixas d’água dos moradores. Quem tinha reservatório conseguiu se manter, mas no início da noite veio novamente a queda de energia e o desabastecimento", explicou Júnior Piovesan, secretário de Planejamento de Corbélia.
Diante da demora, a prefeitura pediu apoio de caminhões-pipa para suprir as necessidades básicas. Das 11 unidades de ensino do município, três precisaram ser abastecidas emergencialmente pela Sanepar. Na Escola Tancredo Neves, por exemplo, bebedouros e panelas foram enchidos manualmente para garantir água aos alunos.
"O nosso dia começou conturbado, algumas unidades sem energia e três com abastecimento comprometido. Pedimos apoio da Sanepar e do município, e eles estão nos auxiliando para manter o calendário escolar", destacou Adriana Piazza, secretária de Educação.
A falta de água e luz gerou muitas reclamações, tanto nas redes sociais quanto diretamente na prefeitura. O barbeiro João Carlos Donato conta que sua rotina também foi prejudicada:
"Hoje é o dia da limpeza da barbearia, mas sem água não foi possível. Agora é torcer para que volte logo."
Segundo a Copel, mais de 750 pontos foram afetados pelo temporal na região. A prioridade está sendo o restabelecimento da energia em hospitais, escolas e postos de saúde.
"Não temos ainda um prazo específico para restabelecer totalmente. Como os pontos de abastecimento de água ficam no interior do município e ainda enfrentam falta de energia, isso atrasa o reabastecimento", finalizou Piovesan.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642