O mutirão para organizar cabos e fios irregulares nos postes da Copel teve início nesta segunda-feira (22) em Cascavel. Até agora, mais de 5 km de fios que estavam soltos pela cidade já foram recolhidos.
As equipes concluíram os trabalhos em três vias importantes: as avenidas Toledo e Assunção, além da rua Vitória. No total, foram retirados 5.760 metros de cabos, o equivalente a 1,1 tonelada de material. Os fios estavam expostos, oferecendo risco a pedestres, ciclistas e motociclistas. Agora, os serviços seguem pela rua Mato Grosso.
Em Cascavel, a ação foi intensificada a partir de julho, após audiências entre o poder público e a Copel. Os fios soltos já haviam causado diversos acidentes no município.
"Foi definido justamente na reunião com a prefeitura quais ruas que eles queriam, inclusive com um cronograma. Então a gente está na quarta etapa dessa ação, que contempla toda a Rua Mato Grosso", explicou Wellington Lucas Tondo, supervisor de Compartilhamento de Estruturas Oeste/Sudoeste da Copel.
Quando não é possível retirar os fios, eles são cuidadosamente amarrados para evitar acidentes. O trabalho envolve a Copel, operadoras de telefonia e internet, além da prefeitura. Em alguns casos, é necessário até mesmo desligar temporariamente a rede de energia.
A população também pode colaborar informando endereços onde há cabos soltos pelo telefone 0800 51 001 16.
"A gente já fazia esse trabalho desde 2022, atuando em toda a região Oeste e Sudoeste, sempre priorizando a segurança da população. O objetivo é justamente prevenir acidentes", finalizou o supervisor.
A próxima etapa do mutirão será realizada na rua Rio Grande do Sul.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642