Catve
O temporal causou estragos em Cascavel e em várias cidades da região. Desde as primeiras chuvas registradas, a Defesa Civil de já começou a realizar os atendimentos. Cerca de 600 metros de lona já foram distribuídos.
As principais ocorrências foram registradas na região Norte do município, mas também teve situações em outros pontos da cidade.
Cerca de 1,6 mil consumidores ficaram sem luz, principalmente na área rural. De acordo com o Simepar, na manhã desta segunda-feira (20), foram registradas rajadas de vento de quase 74 km/h.
O acumulado de chuva do domingo (21) foi de mais de 14 milímetros e, entre a meia-noite e a manhã desta segunda-feira, o volume registrado foi de 62,4 milímetros.
Na rua do trevo no bairro Guarujá, uma árvore caiu em frente a uma casa. A via não chegou a ficar interditada e ninguém ficou ferido.
Outra árvore caiu e obstruiu parcialmente a rua Vinícius de Moraes, próximo à rua Bento Mussurunga, no bairro Brasília. O Corpo de Bombeiros foi acionado e parte da via foi interditada para o corte e retirada dos galhos. A rede elétrica não foi afetada e ninguém ficou ferido.
Também na rua Jacarezinho, uma queda de árvore foi registrada. Ela ficava na parte interna do Zoológico, danificou a cerca e caiu na calçada. Os motoristas que passavam pelo local, sentido a Avenida Brasil, precisaram desviar dos galhos e folhas.
O vendaval também causou outros estragos. Um pinheiro caiu sobre uma casa no bairro Jardim Melissa, onde mora um homem e os dois filhos adolescentes de 12 e 13 anos. Um dos filhos foi atingido por um galho na cabeça, mas parte do telhado conteve o impacto e ele sofreu ferimentos leves. Já o pai, teve escoriações. A família precisa de doção de materiais de construção e móveis.
Uma outra família também teve o telhado da casa arrancado pela força do vento, mas eles conseguiram correr e se proteger.
Nem o autódromo de Cascavel escapou da situação. Na tarde de domingo (21), o vento derrubou tendas, poste e estruturas metálicas, que caíram sobre veículos e equipamentos, durante um evento que estava sendo realizado no local.
Uma caminhonete foi atingida pela armação de ferro retorcida e um ônibus e um caminhão que estavam na área também foram danificados.
Parte da cobertura caiu sobre a área da bomba de combustível e ainda atingiu o caminhão do Corpo de Bombeiros que acompanhava o evento. Duas etapas que estavam programadas foram canceladas.
Nessas situações, o trabalho inicial da Defesa Civil é a distribuição de lonas. Depois, telhas devem ser entregues para recompor os telhados danificados.
"Nós estamos com mais de 30 chamados [...]. Parando a chuva à tarde, nós começamos a fazer a entrega de telhas também, para aquelas casas que foram afetadas, mesmo que parcialmente pelo telhado, vamos fazer a entrega de telhas para a recomposição dos telhados", disse o coordenador da Defesa Civil, Nei Haveroth.
OUTRAS CIDADES
O vendaval também deixou muitos estragos em outras cidades da região. Em Nova Aurora estava sendo realizada a Expo Nova, em comemoração ao aniversário do município. As imagens registradas no local mostram as estruturas destruídas.
Em Ubiratã, várias árvores caíram e ventos de mais de 120 km/h foram registrados.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642