A Secretaria de Educação de Cascavel lançou nesta segunda-feira (15) os cadernos pedagógicos, materiais elaborados para auxiliar os professores no planejamento e execução das aulas na rede municipal de ensino. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura.
Os livros, chamados de Cadernos de Possibilidades Pedagógicas, foram produzidos pela própria Secretaria e estão em desenvolvimento desde 2019. Ao todo, são 10 volumes, voltados a diferentes modalidades e etapas, como educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação do campo e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a diretora do CEAVEL, Rosane Brandalize, o material representa uma ampliação significativa do projeto iniciado com os primeiros cadernos em 2019. "Agora conseguimos contemplar novos componentes curriculares, educação do campo, educação especial, além de um segundo volume da educação infantil e dos anos iniciais do fundamental", afirmou.
A secretária de Educação, Márcia Baldini, reforçou que os cadernos são exclusivos para uso dos professores. "Estamos entregando livros que servirão como base para o planejamento das aulas e estudo dos profissionais da educação, em diversas áreas do conhecimento e séries", disse.
A iniciativa foi elogiada por gestores escolares, como Cássia Carine da Silva, diretora da Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares. "O material nos permite trabalhar a partir da realidade dos nossos alunos, especialmente no campo", destacou.
Além do lançamento, a Secretaria de Educação e o prefeito Renato Silva assinaram a ordem de serviço para a reforma da cobertura do CEMEI Paraíso da Criança, no valor de R$ 485 mil. A obra foi licitada por uma empresa de Curitiba, com desconto de mais de R$ 200 mil em relação ao teto previsto.
De acordo com o diretor da unidade, Alexandre Camargo Peres, os problemas estruturais eram antigos. "Quando chovia forte, tínhamos goteiras e infiltrações que obrigavam até o remanejamento de salas. A troca do telhado é uma conquista construída com a comunidade escolar", disse.
A reforma será feita no modelo steel frame, que utiliza estrutura metálica sobre a cobertura já existente, sem necessidade de retirar os alunos durante os trabalhos. O diretor destacou, ainda, a necessidade de novos investimentos para melhorias como pisos, janelas e portas.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Deivid Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642