Imagem: Geraldo Bubniak/AEN
Depois de dias seguidos de calor e tempo seco, a chuva volta ao Paraná nesta segunda-feira (15). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as precipitações começam entre a tarde e a noite no extremo Sul do Estado e avançam em direção às demais regiões até terça-feira (16), chegando de forma isolada ao Norte, que enfrenta um período de 26 dias sem registrar uma gota de água.
O meteorologista Samuel Braun explica que as áreas de instabilidade se formam em função da circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, influenciada pelo avanço de frentes vindas do Paraguai e do Norte da Argentina. Há possibilidade de tempestades no Sudoeste e no Centro-Sul. Já no Noroeste e no Norte, o sol ainda predomina, com temperaturas acima de 33°C.
Na terça-feira (16), a chuva deve se espalhar pelo Paraná, com pancadas isoladas em vários momentos do dia, mais intensas nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. No Leste, as máximas não passam dos 23°C. No Norte, onde o calor continua acima dos 30°C, as precipitações serão pontuais, atingindo apenas algumas cidades.
A expectativa é de alívio para municípios castigados pela estiagem. Londrina e Santo Antônio da Platina estão há 26 dias sem chuva, e Cambará enfrenta a situação mais grave: 49 dias sem acumulados significativos, desde 28 de julho. Em setembro, várias cidades registraram menos de 1 mm nos pluviômetros, como Apucarana, Paranavaí, Jaguariaíva e até Pato Branco.
O cenário, porém, deve durar pouco. Na quarta (17) e quinta-feira (18), o tempo volta a ficar estável em praticamente todo o estado. As temperaturas sobem, podendo atingir 35°C no Norte e no Noroeste. No Leste, a nebulosidade mantém chance de garoa em áreas de serra.
Na sexta-feira (19), o calor combinado com a umidade pode trazer novas pancadas de chuva para o Sul do Paraná, próximas à divisa com Santa Catarina, novamente com risco de tempestades.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642