Cotidiano

Vereador de Toledo Luís Fritzen morre aos 77 anos nesta sexta-feira (12)

Prefeito deve decretar luto oficial no município


Imagem de Capa

Foi confirmado na noite desta sexta-feira (12) o falecimento do vereador de Toledo Luís Fritzen aos 77 anos.

Em breve, devem ser repassados mais detalhes sobre velório e sepultamento.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, deve decretar luto oficial em memória do parlamentar.

Sobre Luís Fritzen

Luís Fritzen nasceu em 24 de julho de 1948, em San Alberto, então pertencente a Puerto Rico, na província de Missiones, Argentina. Filho de Aloisio Fritzen e Maria Rosa Lenhen, mudou-se ainda bebê para o Brasil com sua família. Aos seis meses de idade, chegaram a Foz do Iguaçu/PR, e, poucos meses depois, em 15 de março de 1949, estabeleceram-se em Toledo/PR, onde reside até hoje. Ele é neto de José Fritzen e bisneto de Jorge Fritzen.

Em 1954, a casa onde morava em Toledo foi destruída por um incêndio, o que levou sua família a se mudar para a localidade de Dez de Maio, onde cresceu trabalhando na agricultura. Ao atingir a maioridade, optou pela nacionalidade brasileira, decisão deferida pelo ministro Henrique de Ávila, do Superior Tribunal de Justiça, reconhecendo-o como brasileiro nato devido à ascendência de pais brasileiros.

Trajetória Política

Luís Fritzen, construiu uma longa carreira na política, sendo eleito e assumido cargo de vereador de Toledo por nove mandatos. Sempre fiel a princípios conservadores, manteve-se filiado a um único grupo partidário, iniciando na ARENA e acompanhando suas transformações ao longo dos anos. Seu histórico eleitoral é o seguinte:

Eleição de 1976 - Eleito para o primeiro mandato (seis anos);

Eleição de 1988 - Eleito para um mandato de quatro anos;

Eleição de 1996 - Assumiu vereança entre 16/02/1998 e 01/04/2000;

Eleição de 2000 - Novo mandato de quatro anos;

Eleição de 2004 - Reeleito para mais quatro anos;

Eleição de 2008 - Reeleito novamente para quatro anos;

Eleição de 2012 - Eleito para mais um mandato de quatro anos;

Eleição de 2016 - Assumiu vereança por cinco meses e 24 dias;

Eleição de 2024 - Assumiu o cargo em 06/03/2025.

Algumas atuações e Conquistas

Ao longo de sua trajetória, Fritzen sempre defendeu os interesses da população, com atenção especial aos produtores rurais. Destacou-se no emprenho na regularização das terras do Pouso Frio, permitindo que milhares de proprietários recebessem suas escrituras, além de trabalhar por melhorias como pavimentação, eletrificação, abastecimento de água, escolas e postos de saúde.

Também foi fundamental sua participação na renovação do contrato entre Toledo e a SANEPAR, garantindo investimentos estimados em R$ 50 milhões na época, incluindo a expansão do sistema de água encanada para 19 comunidades rurais, além da modernização do saneamento urbano e a retirada de estações de tratamento de esgoto da cidade.

Outro ponto marcante de sua atuação foi a defesa de pautas educacionais, como a exclusão de conteúdos sobre sexualidade infantil do Plano Municipal de Educação.

Parcerias e Projetos

Participou de diversas ações em diferentes administrações municipais:

Prefeito Duilio Genari: Legalização das terras do Pouso Frio, aquisição de equipamentos para a pedreira e parque de máquinas, construção da Rodoviária Municipal, Prefeitura, Estádio 14 de Dezembro e criação da Facitol. Com o deputado federal Antônio Mazurek, articulou a instalação da Agência do INSS em Toledo.

Prefeito Derli Donin: Como líder do governo, incentivou a pavimentação urbana para alcançar 100% das ruas asfaltadas, ajudou a trazer a PUC-PR para Toledo e contribuiu para a recriação do Fundo de Aposentadoria dos Servidores Públicos (FAPES). Também participou da instalação da Justiça Federal na cidade.

Prefeito Schiavinatto: Foi responsável pela articulação entre proprietários rurais e a prefeitura para o asfaltamento de 70 km de estradas rurais.

Atuação na Iniciativa Privada

Além da vida pública, Fritzen teve um papel ativo no setor privado e comunitário:

Na juventude foi recenseador do Censo Demográfico de 1970 e seguintes, cobrindo toda a região Oeste do município de Toledo; Atuou no IBGE;

Foi Juiz da Junta Disciplinar Desportiva da Liga Regional de Futebol de Toledo, chegando à presidência da entidade e liderando a construção da sede própria;

Participou da criação da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, autorizada pelo presidente João Figueiredo em 19 de agosto de 1980, hoje parte da Unioeste;

Conselheiro da Fundação Educacional de Toledo (FUNET), licenciando-se para disputar a eleição para prefeito em 1982;

Presidente do partido ARENA, posteriormente (PDS, PBP e PP) por 30 anos;

Agropecuarista, com atuação na criação de gado de corte.

Diego Hellstrom/Catve.com com Câmara de Toledo

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano