A família da pequena Maria Helena, de 5 meses, que mora no bairro Santa Cruz, em Cascavel, busca ajuda para custear um tratamento essencial. A bebê foi diagnosticada com plagiocefalia severa, um achatamento craniano que pode causar problemas de visão, audição e na mandíbula, caso não seja tratado.
De acordo com o laudo médico, Maria Helena precisa utilizar uma órtese craniana, semelhante a um capacete, por até 23 horas por dia, durante quatro a seis meses. O custo do aparelho varia entre R$ 18 mil e R$ 20 mil, valor inviável para a família.
A mãe, Alessandra da Cunha Pedroso, explica que tentou conseguir o tratamento pela Defensoria Pública, mas o pedido foi negado. "Esse tratamento precisa ser feito até os seis meses de idade para ter eficácia. Se passar desse período, pode não funcionar", destaca.
Como a órtese não é padronizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não está incorporada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), a família recorreu a uma vaquinha online para arrecadar o valor necessário.
Como ajudar?
Acesse o site Vakinhas Online e busque por Órtese Craniana ou pelo número de identificação 571-8261.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642