Todos os anos, as inscrições para o programa são abertas e, em 2025, o foco é capacitar famílias para acolher adolescentes.
Emoção, responsabilidade e, acima de tudo, amor. É assim que a pedagoga Ana Teresa define os mais de 8 anos de experiência como família acolhedora.
Nessa jornada, ela e o marido já receberam crianças pequenas e adolescentes que chegaram fragilizados, mas encontraram em sua casa um recomeço.
As histórias vividas na residência de Ana são um exemplo de como o acolhimento transforma vidas. Para quem chega, a rotina é de adaptação, aprendizado e, muitas vezes, de descobertas simples, mas fundamentais.
Uma das jovens acolhidas, hoje com 17 anos, conseguiu avançar nos estudos com o apoio da família, já está inserida no mercado de trabalho e sonha em cursar uma faculdade.
Atualmente, mais de 180 crianças e adolescentes estão acolhidos em cerca de 130 famílias cadastradas em Cascavel, mas a demanda por lares, especialmente para adolescentes, continua alta. Hoje, 12 aguardam por uma família acolhedora.
As famílias interessadas em participar do Programa Família Acolhedora podem procurar a sede da Assistência Social, próxima à Prefeitura de Cascavel, ou a sede do programa, localizada na Rua Porto Alegre, no bairro Pioneiros Catarinenses.
O programa existe desde 2004 e, além do suporte técnico, oferece bolsa-auxílio entre R$ 1.070 e R$ 1.700, de acordo com o perfil do adolescente.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642