Na tarde desta quarta-feira (3), um grave acidente envolvendo o Elevador da Glória, um dos principais pontos turísticos de Lisboa, deixou 15 mortos e ao menos 18 feridos, incluindo uma criança de 3 anos em estado estável e outras cinco pessoas em estado grave. O incidente ocorreu por volta das 18h05 no horário local (14h05 em Brasília), quando o bondinho tombou após descarrilar durante a subida da Calçada da Glória, no centro da capital portuguesa.
Segundo informações da emissora SIC, a principal hipótese é de que o acidente tenha sido causado pelo rompimento de um cabo de tração. Já a emissora estatal RTP aponta para uma possível falha no sistema de freios. A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou o número de vítimas, enquanto o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) informou que há portugueses e estrangeiros entre os mortos e feridos. Até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas, de acordo com a Embaixada do Brasil em Portugal.
Diante da tragédia, o Governo de Portugal decretou luto nacional para esta quinta-feira (4), enquanto a Câmara Municipal de Lisboa declarou três dias de luto municipal. O Elevador da Glória, que liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, percorre cerca de 265 metros por uma das ladeiras mais íngremes da cidade e é considerado Monumento Nacional desde 2002.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642