A água do Córrego Bezerra, que nasce no Bairro Santa Cruz e passa pelo Ecopark Oeste, em Cascavel, ficou esbranquiçada na manhã desta quarta-feira (27).
A situação foi registrada por um telespectador, que enviou à equipe da Catve um vídeo mostrando o estado do riacho. Segundo apurado, o descarte irregular de uma lata de tinta foi responsável pela mudança na coloração da água, que seguiu seu curso até o Ecopark Oeste.
A Secretaria de Meio Ambiente informou, por meio de nota, que "assim que recebeu a denúncia, na manhã desta quarta-feira (27), encaminhou imediatamente uma equipe de fiscalização para vistoriar o riacho do Bairro Santa Cruz. No local, foi identificado o despejo irregular de um galão de textura (tinta) no leito do rio. O material se dissolveu na água, causando a coloração branca observada pelos moradores."
Ainda de acordo com a nota, não foi possível identificar o autor do descarte. Como o produto já se dissolveu totalmente, não foi viável a coleta direta do material. A Sanepar esteve no local e realizou a coleta de amostras da água para análise. A Secretaria destacou que o curso da água não é utilizado como manancial de abastecimento.
O órgão reforça que denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, e orienta a população a não jogar resíduos nos riachos.
Além do incidente com a tinta, moradores relatam que o entorno do córrego acumula diversos resíduos. Com a chuva, há risco de que esses materiais também sejam arrastados para o curso d’água.
Reportagem por Déborah Evangelista e Leandro Souza| Jornal da Catve