Cotidiano

Família no comando: os desafios da governança familiar


Imagem de Capa

Conciliar interesses pessoais e profissionais dentro de empresas familiares é um dos maiores dilemas para quem tem parentes no comando. Como alinhar expectativas, evitar conflitos e ainda garantir uma gestão eficiente?

Segundo o especialista Tarcisio Mendes Jr, esse processo pode — e deve — ser feito de maneira profissionalizada, com acompanhamento que facilite o aprendizado e assegure empresas mais sólidas e organizadas.

"Todos têm expectativas sobre pessoas, negócios... e isso precisa ser tratado. É necessário transformar em combinações claras", reforça Tarcisio.

Para ele, a verdadeira medida de sucesso é justamente quando a família reconhece a necessidade de pedir ajuda para alinhar a gestão.

Tarcisio reforça que a primeira geração é, de fato, a que mais sofre. Foi quem trabalhou duro, enfrentou riscos e abriu caminho para o negócio existir. Mas, enquanto para os fundadores muitas vezes vale a máxima de que "nascemos para morrer, as empresas não", os cenários mudam e exigem atualização. É nesse ponto que entra a governança familiar: preparar a sucessão, profissionalizar a gestão e garantir que a empresa se mantenha competitiva no futuro.

O tema foi destaque no programa Entre Nós, da CATVE, em uma conversa conduzida pelo jornalista Murilo Cardoso.

Assista à entrevista completa (VÍDEO) e entenda como a governança familiar pode transformar o futuro do seu negócio.

Tarcisio é mentor Executivo já vivenciou esse processo diversas vezes, atuando como consultor em empresas de diferentes portes e compartilha as dores vividas por empresários durante esse trabalho. 



Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano