Imagem: Reprodução
A Prefeitura de Castro publicou nesta terça-feira (26) o Decreto Municipal nº 911/2025, que declara situação de emergência no município após a forte chuva de granizo que causou danos em imóveis e prédios públicos.
O decreto considera prejuízos como destelhamentos, infiltrações, quebra de vidros, alagamentos e riscos à segurança dos moradores. A medida tem vigência de 60 dias e permite:
Tempestade de granizo
Um levantamento preliminar da Defesa Civil aponta que cerca de 600 casas foram danificadas e aproximadamente 2 mil pessoas afetadas pela tempestade que atingiu Castro na manhã desta terça-feira (26). Não há registro de vítimas.
A força-tarefa formada por Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil atua no atendimento às famílias. Um centro emergencial de distribuição de lonas foi instalado no estacionamento do Max Atacadista, e materiais como telhas e madeira são entregues no Educandário Manoel Ribas.
As áreas mais atingidas foram a região Sul e bairros como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco. Escolas e unidades de saúde também tiveram danos, com suspensão de aulas e atendimentos.
Segundo o Simepar, a tempestade foi causada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico em altos níveis, sistema que intensifica a formação de nuvens e precipitação de granizo. Além de Castro, outras cidades paranaenses registraram chuva intensa e queda de granizo, mas sem desastres.
Imagens: Reprodução
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642