Imagem: Reprodução
Na manhã desta terça-feira (26), uma intensa chuva de granizo atingiu a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, deixando ruas, carros e trechos da PR-151 cobertos por uma fina camada de gelo, lembrando neve.
O impacto das pedras de granizo provocou danos significativos na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na vila de mesmo nome. Nas imagens é possível visualizar que parte do telhado da igreja foi derrubada, não houve feridos. A paróquia completa 20 anos de fundação em setembro, e a estrutura sofreu prejuízos materiais consideráveis devido ao temporal.
As câmeras de monitoramento da EPR Litoral Pioneiro registraram imagens impressionantes do granizo na PR-151, principalmente entre os quilômetros 297 e 291, onde o asfalto ficou coberto por gelo. Apesar do cenário, o tráfego não precisou ser interrompido.
O fenômeno também foi registrado em vídeos por diversos moradores, que compartilharam as imagens nas redes sociais, mostrando a intensidade da chuva e os danos causados em diferentes pontos da cidade.
Segundo o meteorologista do Simepar, Allef Matos, a formação do granizo está ligada ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado. "Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido, que se forma a cerca de 5 km de altitude e propicia tempestades. Ele carrega ar frio, criando condições ideais para a formação de granizo. Como a temperatura também está baixa na superfície, as pedras de gelo conseguem se manter e chegar ao solo", explica.
A Defesa Civil de Castro segue atuando no atendimento às famílias e locais mais atingidos pelo granizo, avaliando os prejuízos e prestando suporte às áreas afetadas, incluindo a igreja e outras construções danificadas.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642