Imagem: Reprodução
Na manhã desta terça-feira (26), uma intensa chuva de granizo cobriu a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, deixando ruas, carros e trechos da PR-151 brancos, como se fosse neve.
O fenômeno foi registrado em vídeos por diversos moradores e postados nas redes sociais, chamando atenção de quem acompanhou.
Segundo o meteorologista do Simepar Allef Matos, a formação do granizo está relacionada ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado.
"Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido, que se forma a cerca de 5 km de altitude e propicia a formação de tempestades. Além disso, o sistema carrega consigo um ar bastante frio, criando um ambiente ideal para a formação de granizo. Como a temperatura também está baixa na superfície, essas pedras de gelo conseguem se manter e chegar até o solo", explica.
O fenômeno chamou a atenção de moradores e motoristas, que precisaram redobrar os cuidados nas ruas devido à intensidade da chuva e à formação de gelo sobre as vias.
As câmeras de monitoramento da EPR Litoral Pioneiro na PR-151 registraram imagens impressionantes da chuva de granizo, principalmente entre os quilômetros 297 e 291 da rodovia, que ficaram cobertos por uma fina camada de gelo. Apesar do cenário, o tráfego não precisou ser interrompido.
O coordenador de Operações da EPR Litoral Pioneiro, Francisco Clabonde, destacou algumas orientações aos motoristas: "É necessário reduzir a velocidade com segurança e parar o carro em local seguro e coberto, como postos de combustíveis. Evite estacionar sob árvores ou em áreas alagadas. Enquanto o veículo estiver parado, ligue o pisca-alerta e aguarde a chuva de granizo passar antes de seguir viagem".
Em caso de emergência, os usuários da rodovia devem ligar para 0800 277 0153, número que também atende via WhatsApp.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642