Imagem: rafaeldamascenofotografo/Instagram
Na última segunda-feira (25), às 11h, em Pontal do Sul, 18 pinguins-de-Magalhães voltaram ao mar após dois meses de reabilitação.
O momento marcou o encerramento de um processo de cuidados intensivos realizados pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR (LEC-UFPR).
Durante a recuperação, os animais passaram por hidratação, alimentação adequada e, nas etapas finais, recondicionamento em piscina, essencial para que recuperassem a força e a capacidade de nado no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD/UFPR).
Cada pinguim devolvido ao oceano simboliza o sucesso de um tratamento complexo e reforça o compromisso coletivo com a conservação da biodiversidade marinha. Esse resultado só foi possível graças à dedicação de profissionais e estagiários que atuam diariamente no monitoramento, resgate, atendimento e acompanhamento dos animais.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No Paraná, trecho 6, a execução é realizada pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR.
Bruna Guzzo | Catve.com com LEC-UFPR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642