A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu revogar a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em chamadas de telemarketing. O recurso, criado em 2022, permitia que o consumidor identificasse o tipo de ligação antes de atender.
Com a mudança, as empresas não precisam mais utilizar o prefixo. Na prática, isso significa que o consumidor só descobre se a chamada é de telemarketing ao atender, o que, para muitos, representa um retrocesso.
"É um retrocesso. Você retira do consumidor a possibilidade de escolher atender ou não. Hoje, as pessoas já evitam atender ligações justamente por conta desse número de chamadas massivas. É um incômodo social, todo mundo reclama, e agora a Anatel desobrigou as empresas de usarem o 0303, o que é péssimo", afirmou Claudia Francisca Silvano, diretora do Procon-PR.
Nas ruas, a insatisfação se repete.
"Sinceramente, é muito triste. Acho que o correto mesmo seria eliminar esse tipo de ligação", disse o radialista Ivanildo Cavalcante.
"Às vezes é até importuno, você está trabalhando e eles ligam. A gente bloqueia o número, mas eles mudam. Não temos sossego, é muito chato mesmo", acrescentou o estudante Gustavo Martins Fernandes.
A orientação para os consumidores é cadastrar seus números em sites de bloqueio, como o não me perturbe (naomeperturbe.com.br). Caso, após 30 dias, as ligações persistam, é possível registrar denúncia no Procon contra as empresas responsáveis.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642