Cotidiano

Mulher aguarda desde o ano passado por cirurgia em Cascavel

Ela relata que medicamentos já não fazem mais efeito e que a morfina virou rotina


Imagem de Capa

Uma mulher de 32 anos vive uma rotina de dor e limitações enquanto aguarda por uma cirurgia em Cascavel.

No ano passado, ela foi diagnosticada com duas hérnias de disco na região lombar e, desde então, sua vida se resume a sofá, cama e idas frequentes à UPA.

Os medicamentos já não fazem mais efeito, e a aplicação de morfina na veia se tornou rotina para suportar as crises. A paciente não quis se identificar, mas aceitou compartilhar o drama que enfrenta diariamente enquanto aguarda por uma cirurgia pelo SUS desde o fim de 2024.

Ela possui um encaminhamento emitido pelo CISOP para a realização do procedimento. Segundo a paciente, ela buscou ajuda no Hospital Universitário, que informou por meio de nota que "Casos como o apresentado não competem diretamente ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

O HUOP informa que a paciente em questão precisa buscar o CISOP, responsável pelo encaminhamento de cirurgia.

O fluxo correto é que o médico responsável pela consulta sugira o hospital de referência para operar. A partir daí o CISOP faz o encaminhamento correto, que atenda a necessidade do paciente."

Quando descobriu o problema, ela foi despedida da empresa que trabalhava há cerca de 4 anos. Desde então, segue desempregada, contando com o auxílio do INSS e ajuda do marido e da filha.

Também por meio de nota, o CISOP informou que "Verificando o sistema foi identificado no prontuário da paciente que a mesma passou por atendimento na especialidade de ortopedia e realizado procedimentos e sessões de fisioterapia sem resposta desejada. Desta forma a mesma foi encaminhada a alta complexidade para avaliação cirúrgica. Porém, não há registro em fila de espera no sistema do governo estadual. Seria necessário verificar com a paciente se deu entrada na unidade básica de saúde para inserir na fila da alta complexidade, conforme fluxo preconizado."

Confira mais detalhes no vídeo:


Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano