Cotidiano

Professora diz em CPI que agente de apoio levava crianças ao banheiro em Cmei

Homem foi condenado a 30 anos de prisão pelo abuso de criança de três anos


Imagem de Capa

Nesta sexta-feira (1°), mais quatro pessoas foram ouvidas na CPI que investiga casos de abuso em um Cmei de Cascavel.

Edicleia Vieira é professora na unidade Vicentina Guiço, no bairro Canadá, há dois anos. Bastante nervosa, ela relatou aos vereadores que compõem a comissão que o agente de apoio trabalhava, até o ano passado, diretamente com as crianças.

 "Houve, sim, negligência. Porque eu, como professora, jamais aceitaria uma pessoa que estava respondendo um processo de pedofilia dentro da minha sala de aula, para auxiliar eu na higienização dos meus alunos, levar no banheiro como todos a gente de apoio fazem, que é o trabalho que na educação infantil não tem como desassociar o cuidado, a afetividade, o acolhimento e o toque", reflatou a professora.

No entanto, a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, que também falou na sessão, informou que o agente de apoio deveria exercer apenas funções administrativas no Cmei.

O agente de apoio foi condenado a 30 anos de prisão pelo abuso de uma criança de três anos. O crime ocorreu em 2019, no Cmei do bairro Interlagos. Na época, ele solicitou transferência para o Cmei do Canadá. Este é justamente um ponto central da investigação: a demora da Secretaria de Educação em tomar providências, especialmente no que diz respeito ao afastamento do servidor das atividades com crianças.

A professora Edicleia também afirmou que os servidores da unidade se sentiram coagidos quando o caso veio a público no início deste ano. Segundo ela, a própria secretária de Educação, Márcia Baldini, orientou os funcionários do Cmei a procurarem a polícia caso se sentissem ameaçados.

Outras duas diretoras da Secretaria Municipal de Educação também foram ouvidas.

Confira mais detalhes no vídeo:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano