Imagem: Catve.com
Durante entrevista ao programa A Gente Pod, da CATVE, neste sábado (26), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância da vacinação e comentou sobre o enfrentamento às filas de cirurgias eletivas no Paraná. Ele alertou para o retorno do sarampo no país, após 25 anos erradicado, atribuindo o cenário à queda na cobertura vacinal.
"Vacina [...] é ciência em forma líquida. Tem que fazer a administração da vacina, porque as pessoas vão ficar minimamente imunizadas, e isso é importantíssimo", declarou.
Beto também destacou que a circulação do vírus Influenza A caiu de 40% para 12% na última semana. Sobre as filas de cirurgias, afirmou que o volume de pacientes está ligado à constante demanda, mas que a redução é possível com ações como a reativação de centros cirúrgicos, como anunciado em Campo Mourão neste sábado, onde acompanhou o aniversário do município.
Ele citou o Hospital Municipal de Guarapuava como referência para cirurgias de prótese no joelho e quadril, que realiza 220 procedimentos por mês. "Quando os pacientes não conseguem se adequar nas suas regiões, lá é como se fosse uma retaguarda para poder fazer essas cirurgias", explicou.
O secretário apontou ainda que a ortopedia sofreu um "apagão" no Brasil, devido aos baixos valores pagos pelo SUS, o que afetou profissionais e hospitais. Segundo ele, os atendimentos foram retomados. Após a passagem por Cascavel, Beto seguiu viagem para Boa Vista da Aparecida e, depois, retorna ao Norte do Paraná.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642