Cotidiano

Pesquisas do IBGE são realizadas em Cascavel

Uma ajusta o cálculo da inflação e a outra monitora o mercado de trabalho


Imagem de Capa

JC

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD-C, é realizada pelo IBGE para coletar informações sobre o mercado de trabalho e características demográficas e educacionais da população brasileira.

Outra pesquisa em andamento é a POF, que tem como foco o orçamento familiar. Ela deveria ser realizada de cinco em cinco anos, mas por conta das despesas acaba acontecendo em períodos mais espaçados. 

Ela é um levantamento mais longo, com duração de mais de uma hora, e investiga detalhadamente as despesas das famílias. Os entrevistadores vão às casas selecionadas pelo sistema do instituto e, caso o morador não possa responder aos questionamentos na hora, é agendado um outro dia para a nova visita.

Em média, 45 residências são visitadas por trimestre em Cascavel e região. A pesquisa exige um retrato fiel da dinâmica financeira da casa: o que se consome, quanto se ganha, o que se paga de aluguel, plano de saúde, transporte, tudo entra na conta.

Os dados das pesquisas são publicados no site do IBGE e servem para auxiliar o governo com informações importantes sobre os brasileiros, como nível de alfabetização, renda, acesso à educação e saneamento básico. 

Além de responder às perguntas, a população também precisa ficar atenta: os pesquisadores do IBGE são identificados com crachá, tablet oficial e número de matrícula, que pode ser verificado pela internet. A recomendação é sempre confirmar a identidade do agente antes de autorizar o acesso ao imóvel.

Confira os detalhes no vídeo acima:

Reportagem de Diego Hellstrom | JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano