O programa EPC já exibiu inúmeras reclamações e situações envolvendo a Copel, os consumidores e a polêmica troca dos medidores inteligentes. Mas, depois de tantas reuniões, ações e da atuação do Ministério Público, algo mudou? Houve melhorias?
Desde que surgiram denúncias sobre aumentos significativos nas tarifas de energia, os pedidos por esclarecimentos envolveram consumidores, o poder público e a Justiça.
Uma das primeiras ações da Copel foi disponibilizar atendentes, em março deste ano, no prédio do órgão de defesa do consumidor. No entanto, o cenário mudou. Atualmente, na sede do Procon de Cascavel, apenas um funcionário da Copel segue realizando atendimentos ao público.
Em nota, o Procon reafirmou o compromisso com a defesa dos direitos do consumidor e orientou que eventuais irregularidades continuem sendo formalmente registradas pelos canais oficiais. Cada manifestação, segundo o órgão, é devidamente registrada e analisada individualmente.
Em maio deste ano, o Procon e o Ministério Público estabeleceram um prazo de cinco dias para a formulação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que deveria incluir, entre outras medidas, a revisão dos pedidos feitos por consumidores. À época, apenas 16% das reclamações haviam sido consideradas procedentes. As demais foram rejeitadas pela Copel na via administrativa, o que motivou a solicitação de reanálise. Outro ponto acordado era que as perícias técnicas não fossem realizadas por órgãos com vínculo com a companhia de energia.
Em resposta, a Copel informou, por meio de nota, que implementou ações para aprimorar o processo de instalação e leitura dos medidores inteligentes, incluindo o diálogo com clientes, o Ministério Público e a Câmara de Vereadores.
O Ministério Público, por sua vez, esclareceu que o TAC inicialmente proposto ainda não foi assinado, uma vez que a Copel alegou ter cumprido as exigências. A 12ª Promotoria de Justiça de Cascavel solicitou o envio da documentação comprobatória, que está em fase de análise.
Confira detalhes no vídeo acima.
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA