Cotidiano

Livro de inglês usado na rede municipal de Foz do Iguaçu é alvo de polêmicas

Sindicato dos Professores entrou na justiça pedindo para que material volte a ser usado


Imagem de Capa

JC

Alunos do 4º e 5º ano da rede municipal de Foz do Iguaçu estão sem o livro didático de inglês. O motivo da retirada é uma polêmica em torno da página 29, que traz um diálogo entre duas meninas. Em três tirinhas, uma delas declara que ama a amiga.

A unidade do material didático tem como tema o Valentine’s Day — o Dia dos Namorados — e propõe atividades de escrita com o objetivo de ampliar o vocabulário dos alunos.


O livro de inglês é utilizado nas escolas da rede municipal desde 2021. No entanto, devido ao conteúdo da conversa entre as personagens, a atual administração municipal decidiu recolher os exemplares. Cerca de 7 mil livros foram removidos das salas de aula desde o início de junho deste ano.

A prefeitura se manifestou por meio de nota, afirmando que os "conteúdos não estão em conformidade com as diretrizes educacionais vigentes". A nota acrescenta ainda que os materiais "estão sendo avaliados por uma comissão técnica da secretaria".

O Ministério Público foi acionado e já solicitou esclarecimentos à prefeitura. O Sindicato dos Professores ingressou com uma ação civil pública na Justiça pedindo que os livros voltem às salas de aula — de onde, segundo o sindicato, nunca deveriam ter saído.

Confira os detalhes no vídeo acima:

Reportagem de Renan Gouvêa | JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano