Foto: EPC
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) está realizando uma ampla pesquisa para levantar dados sobre as condições socioeconômicas da população do Paraná. O objetivo é percorrer 172 dos 361 municípios selecionados nesta etapa do estudo.
"É uma pesquisa de extrema importância, um levantamento domiciliar por amostragem. O Ipardes está visitando 60 mil domicílios no Paraná para coletar informações sobre moradia, emprego e renda, saúde, educação e segurança alimentar dos paranaenses. O intuito é avaliar as políticas públicas atuais e fornecer subsídios para a formulação de novas políticas, se necessário", explicou Jorge Callado, presidente do Ipardes.
Com mais de 60 mil entrevistas previstas, o estudo é o maior realizado no Brasil por um governo estadual. Para comparação, o IBGE costuma fazer cerca de 20 mil entrevistas em pesquisas similares.
"Nós estamos realizando uma amostragem maior para termos dados mais precisos. Essas informações poderão ser transformadas em conhecimento útil para gestores públicos, empresários e investidores, que poderão planejar melhor suas ações e negócios no estado", destacou Callado.
As pesquisas de campo começaram em março e seguem até agosto. O Ipardes reforça que é importante a população receber bem os pesquisadores para que o levantamento seja concluído com sucesso.
"A receptividade tem sido boa, tanto em apartamentos quanto em condomínios ou prédios. No entanto, enfrentamos dificuldade para encontrar as pessoas em casa. Quem nos recebe, normalmente, é bastante simpático", contou Igor Vinicius, um dos pesquisadores que atua em campo.
As entrevistas duram cerca de 15 minutos e são realizadas por agentes devidamente identificados. Os dados coletados são sigilosos e utilizados exclusivamente para fins estatísticos.
"Nós realizamos a pesquisa por meio de um tablet, com um sistema próprio. Assim que a entrevista é concluída, os dados sobem para a nuvem e somente o nosso instituto tem acesso às respostas", esclareceu Igor.
O presidente do Ipardes também destacou o potencial da região oeste do Paraná, que tem se mostrado bastante receptiva à pesquisa.
"A região oeste tem uma característica muito importante de alta produtividade, de empreendedorismo, e também é um polo relevante para a educação. Eu acredito que o oeste apresentará bons números. Pelo histórico da região e pelo que ela representa em Produto Interno Bruto, índices de empregabilidade e tantos outros parâmetros positivos, já é um prenúncio de que os resultados podem ser muito favoráveis", concluiu Jorge Callado.
Os primeiros resultados da pesquisa devem ser divulgados ainda em 2025.
Confira detalhes no vídeo acima.
Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642