Reprodução
Um pitbull atacou um cavalo durante o dia em via pública em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. No vídeo disponibilizado ao Portal Catve.com é possível ver o momento do ataque.
A situação aconteceu na rua Frei Caneca, localizada no bairro Santana, na manhã de sexta-feira (11). As imagens mostram pessoas tentando conter o cão. Os populares chegam a chutar e até a usar pás. Mas, o policial militar e adestrador, Fernando França, explica que esse tipo de intervenção não é eficaz e pode até piorar a situação. "Em situações de ataque como essa, a recomendação técnica é clara: deve-se utilizar a técnica de asfixia mecânica, que consiste em interromper o fluxo de ar do cão de forma controlada, forçando a soltura sem causar danos fatais", disse.
"É importante dizer que esse tipo de ataque pode ser evitado. E o maior culpado não é o cão. É a negligência humana!", complementa.
O policial ressalta ainda que o pitbull não deveria estar solto na rua. "A falta de responsabilidade de alguns tutores acaba colocando em risco outros animais, pessoas e o próprio cão. A culpa não é da raça. A culpa é da irresponsabilidade de quem deveria estar cuidando e mantendo esse cão de forma segura", lembra.
Não há mais informações sobre possíveis ferimentos que o cavalo possa ter sofrido, mas segundo o policial Fernando, o animal passa bem.
Emanuele Moreira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642