O desmoronamento na rua Walter Linzmayer, no bairro Brasmadeira, zona norte de Cascavel, é um problema sério que já se arrasta há alguns meses. A área foi isolada pela prefeitura, e o espaço vem sendo ocupado por moradores de rua, o que aumenta a sensação de insegurança na região.
O muro desabou e o barranco cede rapidamente. A aposentada Leonilda de Mello busca o neto Antony na escola, pois considera arriscado deixá-lo voltar para casa pela via interditada.
"Aqui ficou triste e perigoso, e eu passo aqui direto com o pia. É perigoso, tem que dar um jeito nisso aí", disse ela.
Com a via bloqueada, veículos não circulam mais, e pedestres evitam o local. A rua, no entanto, passou a ser ocupada por pessoas em situação de rua, que acumulam lixo e usam o espaço como dormitório.
"Vêm os usuários de droga, vêm com reciclado e jogam lixo ali. A nossa luz da rua Piquiri também está tudo escuro e ninguém vem arrumar. Faz uns três meses já", relatou Alessandra Tomé dos Santos, cabeleireira.
Em abril, o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) informou que a equipe de fiscalização urbanística já havia sido acionada. Como se trata de um lote não cadastrado como propriedade do município, pertencente ao núcleo industrial do Jaborá, foi iniciado um levantamento sobre a responsabilidade pela área, que está sob regime de concessão.
Em nova nota, o IPC confirmou que o proprietário do imóvel foi notificado. Ele alegou que o problema ocorre devido à falha na drenagem da rua. Diante do impasse, o prazo de 30 dias inicialmente determinado para o reparo foi suspenso.
Porém, uma análise técnica recente da Secretaria de Obras concluiu que o muro foi construído em desacordo com o projeto, sem previsão de drenagem adequada e nem de calçada, fatores que contribuíram para o desmoronamento. Com isso, o pedido do proprietário foi indeferido, e o IPC dará sequência às medidas legais, incluindo a aplicação de multa.
Confira os detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642