Foto: Cb. Adam Padilha/CCOMSOC
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) teve sua estrutura organizacional ampliada nesta quarta-feira (9) com a assinatura de quatro decretos pelo governador em exercício Darci Piana. As mudanças impactam diretamente o planejamento, a organização e a execução das ações de segurança pública no Sudoeste do Estado, em Curitiba, Região Metropolitana e Guaíra, no Oeste.
O principal destaque é a criação do 7º Comando Regional da PM, com sede em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. A nova unidade de comando contará com oito oficiais e 12 praças e vai coordenar ações em toda a região. Estarão subordinados ao novo comando o 3º Batalhão da PM, de Pato Branco; o 21º BPM, de Francisco Beltrão; e as 10ª e 12ª Companhias Independentes, com sedes em Laranjeiras do Sul e Palmas, respectivamente.
Em Curitiba, foi criado o 33º Batalhão de Polícia Militar, subordinado ao 1º Comando Regional. A nova unidade terá 11 oficiais e 185 praças e será responsável pelo policiamento ostensivo no centro da capital e em bairros vizinhos.
A medida é mais uma dentro da estratégia do Governo do Estado de reforçar a segurança na região central da Capital. Um exemplo recente desse esforço foi o lançamento, nesta semana, da nova fase da Operação Centro Seguro, desenvolvida em parceria com a Guarda Municipal de Curitiba. A atuação integrada das forças de segurança busca coibir delitos, aumentar a presença ostensiva e dar suporte à população e ao comércio da região.
Já na Região Metropolitana de Curitiba, um decreto instituiu o 34º Batalhão da PM, com sede em Almirante Tamandaré. A unidade atenderá também os municípios de Campo Magro, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, com efetivo inicial de 23 oficiais e 12 praças.
Outra novidade é a instalação da 4ª Companhia do 19º Batalhão da PM na cidade de Guaíra, na região Oeste, próxima à fronteira com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul. O efetivo da nova companhia será definido pelo Comando-Geral da Polícia Militar. A medida reforça o trabalho da corporação em uma área considerada estratégica no combate ao crime organizado e ao contrabando.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, que também assina os decretos, a reestruturação faz parte de uma política de descentralização das ações da Polícia Militar em todo o Paraná. "Essas unidades fortalecem a capacidade operacional da corporação e aumentam a presença da PM em regiões estratégicas do Estado. O objetivo é dar mais agilidade à atuação policial, melhorar a gestão de efetivos e oferecer uma resposta ainda mais eficaz às demandas da população", afirmou.
Ele também lembrou que está em andamento um concurso público que prevê a contratação de mais 2 mil policiais militares. O resultado preliminar será divulgado em agosto.
O fortalecimento da presença policial tem refletido em diversos indicadores da segurança pública. Em 2025, o Paraná registrou o menor número de homicídios dolosos desde o início da série histórica, em 2009, com uma queda de 30% em relação ao ano passado. Entre janeiro e maio deste ano também houve uma queda de 45,6% nos furtos e roubos de celulares no comparativo como os mesmos meses de 2018.
AEN-PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642