Cotidiano

Última elefanta em cativeiro na Argentina cruza o Paraná rumo a santuário no Brasil

Kenya passa fronteira nesta segunda-feira (7) e deve percorrer cerca de 4 mil quilômetros até o Mato Grosso


Imagem de Capa

Imagem: Governo de Mendoza

A elefanta Kenya, de 44 anos, cruza nesta segunda-feira (7) a fronteira entre Brasil e Argentina. Ela viaja para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Kenya é o último exemplar da espécie mantido em cativeiro na Argentina. O trajeto, com cerca de 4 mil quilômetros, inclui passagem, hoje, por Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.


Comboio cruzando hoje a fronteira da Argentina e Brasil.

Segundo o governo da província de Mendoza, a mudança marca o encerramento definitivo da presença de elefantes no antigo zoológico da cidade, que está em processo de transformação em ecoparque. A transferência foi autorizada pela Subsecretaria Nacional do Meio Ambiente da Argentina.

A preparação para a viagem começou em 2017, com exames veterinários, treinos comportamentais e planejamento logístico. A elefanta está sendo transportada em um compartimento especial, acompanhada por uma equipe técnica.


"Após mais de sete anos de trabalho, acompanhamos a partida da última elefanta do ex-zoológico de Mendoza para um santuário no Brasil, onde poderá viver em ambiente natural e em grupo", afirmou a ministra de Energia e Meio Ambiente de Mendoza, Jimena Latorre.

Kenya será acolhida em uma área de 1.500 hectares, com vegetação nativa e estrutura voltada à reabilitação de elefantes resgatados. Com a chegada da nova integrante, o Santuário passa a abrigar sete fêmeas das espécies africana e asiática. A nova manada será composta por Bambi, Mara, Raia, Maia, Guilhermina e Pupy.

A previsão é de que a viagem até o destino final leve até cinco dias.



Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano