Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores 2025, equipe de profissionais que atua na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Prova Nacional Docente (PND).
Com o novo calendário, as inscrições vão do próximo sábado (5) a segunda-feira (7), até às 23h59. Aqueles que forem aprovados para aplicar o exame ganharão R$ 510,00 por dia de prova, ou R$ 864,00 quando houver a necessidade de se deslocar por mais de 150 km.
O Inep não reembolsa transporte, alimentação ou hospedagem. Esses custos são de responsabilidade do certificador.
Servidores públicos do Poder Executivo Federal em efetivo exercício e docentes efetivos das redes públicas estaduais e municipais que estejam atuando em 2025 podem se inscrever na rede. É proibida a participação de profissionais com contratos temporários, terceirizados ou celetistas.
Para se inscrever na categoria, são necessários como requisitos mínimos:
A inscrição é realizada exclusivamente pelo site da Rede Nacional de Certificadores do INEP. O candidato precisa informar: CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos. Aqueles que nunca se inscreveram no programa devem se cadastrar no site do gov.br.
O certificador deve se apresentar no local de prova às 8h e permanecer até às 20h. Entre as suas funções, estão:
A capacitação para os certificadores será realizada de forma on-line, à distância, através de uma plataforma ainda a ser divulgada. Para ser aprovado, é necessário ter no mínimo 70% de rendimento.
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, mas para os municípios de Belém (PA), Ananindeua (PA) e Marituba (PA), a prova ocorre nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2025, devido a COP-30. Já a PND 2025 será aplicada no dia 26 de outubro.
TV Cultura | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642