Cotidiano

Cascavel prepara projeto de lei para identificar receptadores de fios furtados

Nova proposta busca combater receptação com medidas mais rígidas


Imagem de Capa

A Prefeitura de Cascavel deve protocolar na próxima semana um projeto de lei na Câmara de Vereadores com o objetivo de dificultar a atuação de receptadores de fios furtados. A medida busca enfrentar um problema recorrente no município: o furto de fiação, especialmente de cabos de telefonia, que tem gerado prejuízos e deixado moradores sem serviços essenciais.

No bairro Alto Alegre, câmeras de segurança flagraram um homem subindo em uma árvore para cortar fios de telefonia. Mesmo sendo cabos de fibra óptica, que não têm valor comercial significativo, os materiais foram levados e os moradores ficaram sem sinal.

Na região do Lago Municipal, outro caso foi registrado na Rua Olindo Periolo. Um morador fotografou um homem em cima do poste cortando a fiação. A Guarda Municipal foi acionada, mas o suspeito fugiu antes da chegada da equipe, deixando os fios pendurados.

Esses furtos, em geral, ocorrem durante a madrugada e seguem sendo um desafio para as forças de segurança. O delegado da Polícia Civil, Diego Martins Ribeiro, explica que Cascavel tem realizado operações frequentes para coibir a receptação.

 "Em 2023, fizemos três operações de grande vulto. Em 2024, já realizamos quatro. Em 2025, houve uma operação de grande porte com apoio de empresas de telecomunicação" afirmou.

O delegado também destacou a dificuldade de identificar os receptadores:

"Os autores dos furtos, muitas vezes, estão em situação de vulnerabilidade e sequer têm endereço fixo. Já os receptadores, geralmente, operam em pontos comerciais definidos. Nosso trabalho é identificar, qualificar e responsabilizá-los judicialmente" completou.

O secretário de Segurança Pública de Cascavel, coronel Lee, afirmou que a Guarda Municipal tem intensificado o trabalho repressivo nos espaços públicos, o que já tem mostrado resultados.

"Somente no patrimônio público, de fevereiro até agora, registramos 13 furtos. Houve menos ocorrências em cinco meses do que apenas em janeiro. Isso é fruto da ação mais direta da Guarda" pontuou.

O secretário anunciou que o novo projeto de lei do Executivo deve reforçar o cerco contra os receptadores:

"Mapeamos os principais pontos de apoio, incluindo pequenas casas e comércios que servem como intermediários. Agora, vamos apresentar um projeto inovador à Câmara de Vereadores para atacar essa cadeia pela base."

Segundo a GM, 22 pessoas já foram presas neste contexto, sendo quase metade reincidentes. A suspeita é que muitos pontos de tráfico de drogas também estejam ligados ao furto de fios de cobre, o que reforça o monitoramento das forças de segurança sobre essas áreas.

Confira detalhes no vídeo acima:


Reportagem de Deivid Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano