Imagem: Vosmar Rosa/MPor
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (1º) a licitação das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Ji-Paraná, município de Rondônia. Com investimento de R$ 35 milhões, a iniciativa integra o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação regional. O prazo de execução das obras é de 18 meses, a partir da emissão da ordem de serviço.
Durante a assinatura, Costa Filho destacou o avanço das ações do governo voltadas à infraestrutura aeroportuária no Estado e reforçou a importância da aviação para o desenvolvimento da região. "Hoje, damos um passo importante para a aviação regional de Rondônia com o início da licitação das obras do Aeroporto de Ji-Paraná. Já entregamos o aeroporto de Porto Velho e seguimos avançando com ações em Vilhena e Cacoal. Esses investimentos são estratégicos para impulsionar o turismo de negócios e lazer na região", afirmou.
O município Ji-Paraná tem cerca de 139 mil habitantes e uma economia diversificada nos setores industrial, agropecuário e de serviços. Atualmente, o aeroporto é operado pelo governo de Rondônia e opera voos das companhias Azul e Azul Conecta.
A cerimônia de anúncio ocorreu na sede do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília, e contou com a presença do secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, dos senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli, da deputada federal Silvia Cristina e do diretor administrativo da Infraero, Aparecido Luiz da Silva, além de representantes da Infraero.
Expansão
Além de Ji-Paraná, outros aeroportos em Rondônia também serão contemplados com recursos federais nos próximos anos. Estão previstas melhorias em Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Guajará-Mirim e Costa Marques, totalizando mais de R$ 346 milhões em investimentos.
Para o senador Jaime Bagattoli, a expansão aeroportuária é fundamental para o desenvolvimento da região. "Rondônia é um estado pujante, com um agronegócio fortalecido que depende intensamente da aviação para escoar sua produção. Ampliar aeroportos como o de Vilhena, com o alargamento da pista para receber aeronaves maiores, vai aumentar a capacidade de transporte, facilitar o acesso, promover o turismo e gerar emprego e renda para a população local", concluiu.
Obras no terminal
As obras no aeroporto incluem a construção de um novo terminal de passageiros com área de 2.255 m² e capacidade para até 240 passageiros nos horários de pico. O espaço será totalmente acessível, com sanitários adaptados, rotas acessíveis, mobiliário com desenho universal e sinalização adequada.
Outras melhorias incluem Instalação de novas esteiras de bagagens, com carrossel tipo "O" para bagagens despachadas; adaptação do sistema viário para integração com o novo terminal; ampliação do estacionamento, que passará a contar com 247 vagas para carros, 28 para motocicletas e vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos.
Ministério de Portos e Aeroportos | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642