A expectativa de alunos, professores e funcionários é grande para ver toda a nova estrutura da Escola Municipal Professora Maria Fumiko Tominaga, no bairro Tarumã, funcionando plenamente. Localizada na região norte de Cascavel, a escola passa pela primeira grande reformulação em 30 anos.
As obras começaram em outubro do ano passado, com previsão inicial de entrega para o fim do primeiro semestre de 2025. No entanto, o tempo instável tem atrasado os trabalhos — principalmente os serviços externos, que não podem ser realizados sob chuva.
O projeto prevê a reforma de salas de aula, laboratórios de ciências e informática, além da área administrativa. Ao todo, são mais de 830 metros quadrados de construção, com um investimento de R$ 8,8 milhões.
Enquanto as obras seguem, as aulas estão sendo realizadas provisoriamente no setor de Educação em Tempo Integral, que abriga também a administração escolar. Essa primeira parte do novo complexo já está pronta — com ar-condicionado e estrutura moderna. Os móveis estão sendo instalados, e a ala deve começar a funcionar nos próximos dias.
Segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Baldini, a parte interna está bem avançada, mas os serviços externos exigem tempo seco:
"A parte interna está muito adiantada. A estrutura modular foi feita no verão, agora estamos na fase externa — calçamento, instalação de manilhas e sistema hidráulico — que precisa de tempo firme para avançar."
A nova estrutura vai beneficiar os mais de 770 alunos da unidade e deve proporcionar melhorias significativas no ambiente escolar.
De acordo com Márcia, a empresa responsável pela execução das obras solicitou um prazo adicional de dois meses.
"O prazo inicial era de oito meses, mas a empresa solicitou mais dois devido às questões climáticas. A obra está bastante adiantada, e com essa prorrogação, tudo deve ser concluído e inaugurado até outubro." — finaliza a secretária.
Confira detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA