Foto: Gabriel Rosa/AEN
O mês de julho começou gelado no Paraná. Palmas, no Sudoeste, voltou a registrar temperaturas negativas nesta terça-feira (1º), com mínima de -2°C. Outras cinco cidades também amanheceram com sensação térmica abaixo de zero, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
A onda de frio chegou ao estado na segunda-feira (30), logo após a passagem de uma frente fria. No amanhecer desta terça, os termômetros marcaram:
Além do frio, há previsão de chuvas fracas e isoladas nesta terça-feira nos Campos Gerais, Norte Pioneiro e Leste do Estado. As máximas à tarde não devem passar dos 20°C na maior parte do Paraná. A exceção é o Norte, com até 22°C em cidades como Bandeirantes, Cornélio Procópio e Primeiro de Maio.
Quarta e quinta continuam frias
Na quarta-feira (2), o frio será mais intenso nas regiões Sudeste, Leste e Campos Gerais. Há previsão de geada fraca a moderada no Sul, especialmente em Palmas, Pato Branco, Foz do Iguaçu e General Carneiro, onde pode gear com mais força. As mínimas ficam próximas de 0°C no Sul e em torno de 5°C nas demais regiões.
As temperaturas começam a subir gradativamente a partir de quinta-feira (3), principalmente no Oeste e Norte. As tardes ficam mais agradáveis, mas o frio persiste no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
Geada volta no fim de semana
Na sexta-feira (4) não há risco de geada, mas no sábado (5) o Simepar alerta para possibilidade de geada fraca a moderada no Centro-Sul e Sudeste do Paraná. O aviso faz parte do serviço Alerta Geadas, em parceria com o IDR-PR, que orienta a população e os agricultores com até 72h de antecedência.
Monitoramento
Com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e sensores de descargas atmosféricas, o Simepar monitora eventos como geadas, enchentes, secas e incêndios, repassando os dados a órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642