Foto: Secom | Prefeitura de Cascavel
Cascavel teve as ruas e praças traçadas por arquitetos em 1974. Desde então, o desenvolvimento da cidade foi ordenado por meio do planejamento urbano. A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG, Solange Smolarek, contribuiu, desde o início, com projetos intimamente vinculados à identidade cultural e histórica do município.
Um exemplo suntuoso é o Lago Municipal, cartão-postal mais conhecido. Em 2023, Cascavel ocupou o 4º lugar no quesito urbanismo entre as 673 cidades analisadas pelo ranking Connected Smart Cities do Brasil.
Além de encantar pela beleza do planejamento, Cascavel oferece aos visitantes várias atrações turísticas, dos parques aos museus, das paisagens naturais às construções engenhosas, satisfazendo os assíduos frequentadores de eventos culturais e os torcedores vibrantes, apaixonados por esportes envolventes (como futebol, futsal e corridas automobilísticas).
Confira, logo abaixo, a lista dos principais pontos turísticos da cidade:
Parque Ecológico Paulo Gorski
Criado em 21 de dezembro de 1988, o Parque Ecológico Paulo Gorski é a maior reserva ecológica urbana do Sul do Brasil, na Avenida Rocha Pombo, Centro de Cascavel.
O cartão-postal de Cascavel é o espaço ideal para quem deseja praticar exercícios físicos (corridas, caminhadas, calistenia e ginástica) em contato com a natureza e a biodiversidade de animais e plantas.
No ambiente, há presença de academia ao ar livre; estações de bikes compartilhadas; parquinho de diversão para crianças; e a pista para caminhada.
O Parque Ecológico Paulo Gorski recebeu este nome em homenagem ao pioneiro cascavelense nascido em nove de julho de 1924, em Teixeira Soares (PR). Ele casou-se com Linéia J. Gorski.
Juntos, tiveram três filhos.
Zoológico Municipal
Uma ótima atração para levar as crianças para passar a tarde e observar os animais. A visitação é das 10h às 17h aos sábados, domingos e feriados.
O ingresso é gratuito e necessário apenas para pessoas com mais de 12 anos. Para adquirir, basta acessar a plataforma.
Cmeis, escolas, colégios, e/ou grupos o agendamento é feito por meio do telefone: (45) 3902-1388. É necessário selecionar a opção 3 de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Atualmente, o zoo conta com 400 animais de aproximadamente 70 espécies entre aves, répteis e mamíferos. Os animais estão dispostos em recintos específicos de acordo com as necessidades de cada espécie.
Catedral Nossa Senhora Aparecida
O projeto arrojado da Catedral Nossa Senhora Aparecida, assinado pelo arquiteto Gustavo Gama Monteiro, encanta os visitantes fiéis. A igreja foi construída entre 1974 e 1976 e está estrategicamente localizada no centro da cidade, entre a Avenida Brasil e a Rua Rio Grande do Sul.
Com capacidade para 2,5 mil pessoas, o telhado em laje plissada é formado por 18 gomos de concreto armado sobre 18 colunas. O leque formado representa o manto e a coroa de Nossa Senhora.
O fundo do altar é ornamentado por um painel dourado, com esculturas da Última Ceia e o interior com obras do escultor cascavelense Dirceu Rosa, assim como, o monumento em honra à Nossa Senhora Aparecida.
A escultura foi construída na praça da catedral, apoiada por um pedestal formado pelo conjunto de duas mãos em posição de oferta.
Teatro Municipal Sefrin Filho
O teatro municipal recebe, no palco, as principais atrações culturais de Cascavel, como apresentações musicais, espetáculos teatrais e eventos sociais. Foi inaugurado pela Prefeitura em 10 de abril de 2015.
O edifício de 8.533,82m² tem cinco pavimentos servidos por elevadores e demais adicionais de acessibilidade. O auditório principal oferece 821 lugares, com um palco de 480 metros quadrados, assoalho em madeira Freijó e quartelada manual.
No backstage são seis camarins com capacidade para 30 artistas em cada um deles, além de copa e espaço para refeições. Além da sala principal, o Teatro Municipal conta com outros três auditórios menores, que totalizam mais 508 lugares.
Várias salas dão apoio à infraestrutura do teatro, para aulas de dança, teatro, música e artes, e também abrigarão os ensaios da Orquestra Sinfônica de Cascavel. A construção é a casa do tradicional Festival de Teatro de Cascavel.
Casa Dirceu Rosa
Detentor de renome internacional, o escultor Dirceu Rosa é uma das maiores personalidades artísticas de Cascavel (PR). É o autor do monumento mais popular entre os moradores locais: o dedão.
O monumento significa "Um por todos e todos por um". O polegar é uma referência à cidade, enquanto os ‘dedinhos’ representam os moradores.
A casa de Dirceu é um ateliê aberto ao público para visitação, desde que haja agendamento prévio pelo telefone (45) 3227-2440. A residência fica localizada na Avenida Brasil, n° 2545, perto do Lago Municipal.
Algumas das obras do escultor estão expostas nos jardins e no interior da residência. Ele usa como matéria-prima a madeira, a cerâmica, o cimento e o bronze.
Praça do Migrante
A Praça do Migrante fica na Avenida Brasil e contempla na estrutura chafariz, mastros com todas as bandeiras dos estados brasileiros e cinco monumentos.
Cada uma das peças representa as regiões de origem das correntes migratórias que desenvolveram Cascavel. O ambiente foi inaugurado em 1977 e revitalizado em 2004.
A praça leva o nome de Florêncio Galafassi em homenagem ao gaúcho de Bento Gonçalves que mudou para Cascavel em 1948 e administrou várias empresas importantes economicamente na época.
Museu de Arte de Cascavel
O Museu de Arte de Cascavel (MAC) foi criado em fevereiro de 1993 e teve a primeira sede inaugurada em 15 de março de 1996. Em 2010, o MAC foi instituído oficialmente como museu e passou a fazer parte da administração direta do município.
O MAC possui cinco sedes na cidade, totalizando mais de oito mil metros quadrados dedicados à arte. A sede histórica fica localizada na Rua Mato Grosso, n° 2909, no Centro, no edifício Paço das Artes.
O edifício foi projetado pelo arquiteto Nilson Gomes Vieira, sendo um exemplar da arquitetura modernista dos anos 70 no Brasil. A segunda sede do MAC está localizada no Complexo Cultural Sefrin Filho, que fica na Rua Rio de Janeiro, n° 905, Centro.
A terceira sede do MAC-Prefeitura de Cascavel está localizada na Rua Paraná, n° 5000, com uma sala de exposição dedicada à arte contemporânea. A quarta sede do MAC está instalada no edifício do Centro Cultural Gilberto Mayer, inaugurado em 1982, situado na Rua Duque de Caxias, n° 379, no Centro.
O Centro Cultural também abriga as sedes do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e do Museu da Imagem e do Som (MIS) Xico Tebaldi. A quinta sede do MAC - Igreja do Lago está localizada no Espaço Cultural Igreja do Lago, Rua Pedro Carlos Neppel, Região do Lago.
Igreja Ucraniana
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de rito ucraniano-católico, foi criada em 1º de outubro de 1981. Antes disso, a comunidade já era atendida por padres que celebravam missas nas casas dos fiéis desde a década de 1940.
A primeira igreja, feita em madeira, foi construída em 1966, e a atual matriz, em alvenaria e no estilo bizantino-ucraniano, começou a ser erguida em 2001. A igreja é conhecida pela bela arquitetura, marcada por cúpulas douradas e detalhes que remetem à tradição religiosa do leste europeu.
No interior, o templo conta com ícones sacros, altar dourado em estilo bizantino e vitrais que retratam santos da Igreja Católica Ucraniana. O espaço oferece acessibilidade e acolhe confortavelmente os fiéis durante as celebrações e eventos religiosos.
O salão comunitário, utilizado para eventos e encontros culturais, também integra a estrutura. No subsolo, há salas destinadas à catequese, ensaios e outras atividades da comunidade.
A paróquia está localizada na Rua Mato Grosso, N° 373, no Bairro São Cristóvão.
Autódromo Zilmar Beux
O Autódromo Zilmar Beux completou 50 anos em 2023 como uma das principais pistas do automobilismo nacional. A história começou em 1964 com corridas de rua e ganhou força com Zilmar Beux, líder da construção da pista.
As primeiras provas em pista de terra aconteceram em 1969, mas a necessidade de asfalto levou à criação da Cascavel S/A, que viabilizou a pavimentação. A inauguração foi em abril de 1973.
Após anos de uso, o terreno foi doado à Prefeitura em 2008 e a oficialização ocorreu em 2011. A partir daí, vieram as reformas que colocaram Cascavel de volta no calendário nacional, contemplando etapas da Stock Car, Turismo Nacional e Fórmula Truck.
Ponte Molhada
A Ponte Molhada fica no Parque Municipal Salto Portão e é um dos principais destinos turísticos naturais de Cascavel. A queda d’água de 30 metros atrai visitantes de todas as idades em busca de lazer em meio à natureza, especialmente nos fins de semana e feriados.
O local oferece trilhas, quiosques e paisagens imponentes, sendo ideal para piqueniques, caminhadas e registros fotográficos. Muitos moradores escolhem o cenário para ensaios e momentos em família.
A atração está situada na área rural, próxima ao antigo pedágio da BR-277, na saída para Curitiba. A Ponte Molhada recebe esse nome por conta das águas do Rio do Salto, os quais passam sobre uma ponte antes de formarem a cachoeira.
Apesar do potencial turístico, o espaço sofre com a falta de manutenção. O mato alto compromete o visual da entrada e há sinais de vandalismo nas estruturas.
Observação: as imagens 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9 foram feitas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cascavel. A imagem 8 é reprodução do site Metropolia, vinculado à Igreja Católica; já a imagem 10 é de autoria do Catve.com.
Por Samuel Rocha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642