O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cascavel realizou, nesta quinta-feira (22), uma conferência com representantes de entidades do poder público e da sociedade civil para discutir as desigualdades raciais e propor soluções efetivas por meio de políticas públicas inclusivas e voltadas à promoção da equidade racial.
O evento contou com debates sobre temas como saúde, educação, segurança pública, cultura, trabalho e justiça.
A presidente do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e da Afrovida, Lidinalva Rufino, destacou o objetivo do encontro:
"Se você observa toda a história do Brasil, o processo histórico da escravização e da invisibilidade da população negra, percebe que o racismo estrutural ainda está presente — especialmente contra pessoas de religiões de matriz africana. O que mais enfrentamos é a intolerância religiosa. Pessoas negras e pardas continuam sofrendo diariamente com a falta de visibilidade e de oportunidades."
A conferência tem como foco principal a busca por formas de promover a igualdade racial e enfrentar o racismo estrutural. Três frentes orientam os debates: democracia, justiça racial e reparação histórica.
A ialorixá Ikandaiyô também comentou sobre as motivações para o evento:
"À medida que o país foi crescendo, especialmente com a chegada do século XXI, também aumentou a visibilidade do racismo. O que antes era escondido, hoje está escancarado: sem respeito às leis, à cultura e à religiosidade."
Ela reforça que não dá mais para alegar falta de conhecimento sobre o assunto.
"Não é falta de acesso ao conhecimento, é falta de vontade. Hoje, com as redes sociais tratando abertamente o racismo religioso, estrutural, ambiental e recreativo, só não aprende quem realmente não quer."
Além de fomentar o debate, o evento também tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Os participantes da conferência irão elaborar propostas importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642