Instituído em janeiro pela nova gestão de Cascavel, o programa Domingo Passe Livre, que tem tarifa zero para quem quer utilizar o transporte coletivo, já registrou quase 150 mil validações. O número pode ser de 10% a 20% maior, já que nem todo mundo usa ou tem o cartão para entrar nos terminais ou nos ônibus.
Utilizar o cartão aos domingos é importante para que a autarquia responsável pelo transporte público possa aperfeiçoar as políticas públicas voltadas aos usuários do programa. Essa ação não resulta em cobranças.
Aparecida Manarin considera a ideia positiva, mas relata um certo receio por conta da movimentação de pessoas em situação de rua.
De acordo com a Transitar, por ser um dia de gratuidade, é difícil controlar essa situação, a autarquia tem trabalhado para reduzir essa questão.
As empresas recebem por quilômetro rodado também aos domingos. De janeiro a abril, foram percorridos mais de 150 mil quilômetros pelos ônibus. A média de custo foi de R$ 8,32 pagos para cada quilômetro rodado. Financeiramente, o programa pode não ser viável, mas o município leva em conta outros fatores para mantê-lo.
Existe uma questão social, além de outros fatores que são considerados, como: lazer, saúde, acessos a outros serviços do município.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Deivid Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642