Cotidiano

Francisco Beltrão tem registro de macaco-prego morto e Sesa investiga possível caso de febre amarela

Até o momento não há casos humanos de febre amarela notificados


Imagem de Capa

Foto: Chokniti Khongchum

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta semana a notificação da morte de um macaco-prego no município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado. O caso, classificado como epizootia, está sendo investigado para verificar se há relação com o vírus da febre amarela.

De acordo com a Sesa, amostras do animal foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), que realiza exames para identificar a causa da morte. A análise segue em andamento e o resultado ainda é aguardado.

Apesar do registro, a secretaria ressalta que, até o momento, não há casos humanos de febre amarela notificados em Francisco Beltrão no atual período epidemiológico, que vai de julho de 2024 a junho de 2025.

A morte de primatas é um importante indicador para o monitoramento da circulação do vírus da febre amarela, já que os animais são considerados sentinelas da doença. A Sesa reforça a importância da vacinação e da vigilância ambiental como estratégias de prevenção.

Nota:

"A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão informa que está monitorando um caso suspeito de febre amarela em animal. Um macaco-prego foi encontrado morto numa área de mata da cidade e, preconizando o protocolo para este tipo de caso, foi coletada amostra e enviada ao Lacen (Laboratório Central do Paraná) para exames.

Imediatamente após o caso suspeito ser reportado, equipes da Vigilância em Saúde e do Centro de Zoonoses estão iniciando o "bloqueio", ação que busca orientar moradores da área próxima de onde o macaco foi encontrado, além de buscar na mata vestígios de outros animais que possam apresentar sintomas da doença. O Município aguarda o laudo do exame.

A situação não é motivo para atacar os animais, visto que o macaco não transmite a febre amarela para as pessoas - é apenas portador da doença, transmitida pela picada de mosquitos infectados. A Secretaria alerta que a vacinação contra a febre amarela é fundamental e o meio mais efetivo de se prevenir: a imunização é aplicada em crianças a partir de nove meses até adultos com 59 anos.

Os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando. Se você encontrar algum animal morto ou doente, informe a Vigilância em Saúde (46 99132-7971) ou Centro de Zoonoses (46 3524-0269)."

Gabi Lira | Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano