As pessoas que não votaram nos últimos três turnos, não justificaram a ausência e não pagaram as multas podem ter seus títulos eleitorais cancelados. O prazo para regularização terminou na segunda-feira, dia 19.
Quem não procurou a Justiça Eleitoral para regularizar o documento entrou, agora, no processo de cancelamento.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, dos mais de 356 mil eleitores faltosos no Paraná, apenas 25.494 — cerca de 7,14% — regularizaram a situação. Os dados ainda estão sendo processados pelo cadastro eleitoral e, por isso, são considerados números aproximados.
Até esta quarta-feira (21), em Cascavel contava com 240.721 eleitores aptos. Entre eles, 11.513 foram considerados faltosos nos últimos três pleitos. Apenas 819 regularizaram a situação, enquanto 10.617 ainda permanecem irregulares.
Esses eleitores têm até o dia 3 de junho para solicitar a revisão ou transferência do título. Para isso, é necessário comparecer a um Fórum Eleitoral, das 12h às 18h, portando documentos pessoais e comprovante de residência.
É preciso pagar uma multa de R$ 3,51 por turno ausente, com pagamento disponível via boleto, PIX ou cartão de crédito. Em casos de dificuldade financeira, o juiz eleitoral pode conceder isenção da multa. Outra opção é utilizar o autoatendimento no site do Tribunal Superior Eleitoral.
A partir de agora, o eleitor não receberá mais aviso individual sobre o cancelamento do título. Outro ponto importante: o TSE não envia cobranças por mensagens ou e-mails. Para consultar a situação do título, basta acessar o site do TRE-PR.
Quem não terá o documento cancelado? Apenas os eleitores que possuem voto facultativo, menores de 18 anos ou maiores de 70 anos, não alfabetizados e pessoas com deficiência.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642