Cotidiano

Massa de ar polar avança e pode derrubar temperaturas a zero no Paraná

Antes de esfriar haverá pancadas de chuva e temporais com rajadas de vento


Imagem de Capa

Foto: Ana Tigrinho/AEN

O mês de junho, que marca o início do inverno, deve começar com temperaturas negativas no Paraná, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A previsão é de que uma massa de ar polar avance pelo Sul do Brasil a partir do dia 27 de maio, provocando mudanças significativas no clima.

Até agora, a menor temperatura registrada no Estado em 2025 foi de 4°C em Palmas, no dia 29 de abril. Mas o frio mais intenso ainda está por vir. De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, uma nova frente fria de origem continental deve atravessar o Estado rapidamente na próxima semana, seguida por uma massa de ar polar que trará queda brusca de temperatura em todas as regiões paranaenses.

Antes da chegada do frio, há previsão de chuvas e temporais localizados, com rajadas de vento em várias regiões. Mas é a partir de quarta-feira, 28 de maio, que o frio começa a ganhar força, especialmente nas manhãs geladas que devem marcar o fim de maio e a primeira semana de junho.

Mínimas perto de zero e possibilidade de geada

As mínimas devem chegar a zero grau em diversas regiões, com possibilidade de temperaturas negativas no extremo Sul, Centro-Sul e Sudeste do Paraná. No Norte do Estado, que ainda vem registrando dias quentes, as mínimas devem cair para cerca de 4°C.

Com o frio intenso e o tempo seco, o risco de geada aumenta significativamente, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. "O risco é alto nessas áreas e moderado para o Noroeste e o Norte. Na metade Sul do Estado podem ocorrer geadas de forte intensidade", afirma Furlan.


CATVE AO VIVO

O Grupo Catve de Comunicação oferece um serviço exclusivo e de grande relevância pública: um moderno sistema de câmeras ao vivo que transmite o que acontece, em tempo real. Pelo Catve.com, você acompanha tudo com apenas alguns cliques — direto do celular ou computador.

De Foz do Iguaçu a Londrina, de Cascavel a Guaíra, as câmeras estão posicionadas em pontos estratégicos, permitindo que motoristas, moradores e viajantes monitorem as condições do trânsito e tomem decisões mais seguras e informadas antes de sair de casa.

Destaques do nosso sistema:

Muito além do trânsito

As câmeras da Catve não só auxiliam no dia a dia, como também registram momentos surpreendentes:

Acidentes, temporais, crimes e fenômenos naturais captados ao vivo;

Cenas inusitadas, como um urubu-de-cabeça-preta pousando sobre a câmera;

E, claro, as mudanças no tempo: dá para ver se está chovendo, se o céu está limpo, nublado ou com aquele típico sol entre nuvens. É como uma estação meteorológica visual, disponível 24 horas por dia.

Em Cascavel, o público acompanha também os belíssimos nascer e pôr do sol, tornando nossas transmissões ao vivo uma janela permanente para o céu da cidade.

Acesse agora

Fique por dentro do que acontece na sua cidade. Acesse Catve.com e veja tudo ao vivo — com qualidade, agilidade e compromisso com a informação.

com assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano