O Ministério Público do Paraná, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Cascavel, realizou uma vistoria técnica no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Espaço e Vida, localizado no bairro Santa Cruz. A ação integra uma investigação mais ampla relacionada a uma ação civil pública que avalia as condições estruturais e de regularização de oito unidades escolares da rede municipal — entre escolas e CMEIs — que necessitam de melhorias urgentes.
De acordo com o promotor de Justiça Luciano Machado de Souza, o CMEI vistoriado foi o último a passar por avaliação pericial no âmbito do processo. Entre os principais problemas identificados nas unidades estão a ausência de licença do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e da autorização do Conselho Municipal de Educação.
Segundo o promotor, ao longo da investigação, diversas ações já resultaram em termos de ajustamento de conduta com os órgãos competentes. No entanto, no caso específico do CMEI Espaço e Vida, não foi possível firmar o acordo, o que motivou a solicitação de uma perícia técnica para avaliar se a unidade possui condições mínimas de funcionamento até que as intervenções necessárias sejam realizadas pelo município.
O Ministério Público informou ainda que o poder público municipal já firmou acordos judiciais para corrigir os problemas estruturais e está cumprindo as medidas de forma gradativa. Apesar disso, a situação ainda exige uma solução definitiva.
Com a perícia concluída, o MP aguarda agora a emissão do laudo oficial, previsto para ser entregue em até 30 dias. Com base no documento, serão definidas as próximas medidas em relação ao funcionamento da unidade.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642