Portal Agro

Crise hídrica se agrava no Paraná e afeta qualidade de vida e agricultura

Segundo Simepar, situação deve prevalecer nos próximos meses; oeste e sudoeste são regiões mais afetadas


Imagem de Capa

JC

Historicamente, o mês de maio é marcado por chuvas frequentes e intensas no Paraná, com volumes acumulados próximos dos 200 milímetros. Em 2025, no entanto, o cenário é bem diferente. A previsão do Simepar indica que o mês deve terminar com índices de chuva abaixo da média.

Em Cascavel, por exemplo, entre os dias 1º e 18 de maio de 2023, foram registrados 226,4 milímetros de chuva. Já no mesmo período deste ano, o acumulado não passou de 26,6 milímetros.

O Monitor de Secas referente a abril, divulgado na última semana pela ANA (Agência Nacional de Águas), confirmou o avanço da seca moderada em diversas cidades do Sudoeste e Oeste do Paraná.

A análise, realizada em parceria com o Simepar, aponta um agravamento gradual da seca nessas regiões desde dezembro, quando ainda não havia registros de estiagem na metade Sul do estado.

E a tendência é de que o cenário não mude significativamente nos próximos meses. Entre os municípios mais afetados estão Pato Branco e Francisco Beltrão, no Sudoeste, e Foz do Iguaçu, no Oeste.

A falta de chuva já provoca impactos visíveis. A curto prazo, ameaça a produção agrícola; a longo prazo, pode comprometer o abastecimento de água em áreas urbanas e rurais.

Confira os detalhes no vídeo:

Reportagem de Patrícia Cabral | JC

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro