Cotidiano

Coração é captado no São Lucas Hospital Center e é levado para São Paulo

Após o pinçamento do órgão, há um período de quatro horas para que ele volte a bater


Imagem de Capa

Um procedimento raro foi realizado no São Lucas Hospital Center em Cascavel, no Oeste do Paraná. Equipes preparadas fizeram a captação de um coração. Também foram retirados rins e fígado.


Imagens Catve.com

O coração foi levado para São Paulo, onde atenderá um paciente que está na fila para transplante há muito tempo. Neste momento a pessoa está internada devido a insuficiência cardíaca. Conforme explica o Lucas Fernandes Bonamigo, cirurgião cardiovascular.

Todo o trabalho precisou ser preciso e acontecer de forma rápida, pois após pinçado, o coração deve voltar a bater no período de quatro horas, conforme explica Lucas.


Imagens Catve.com

Após captado, o órgão foi devidamente armazenado e levado sob escolta da Guarda Municipal ao Aeroporto de Cascavel, onde, juntamente com a equipe, seguiu para o destino: São Paulo.


Imagens Catve.com

Os rins e o fígado serão levados em outra aeronave para Curitiba.

Todo esse processo só foi possível graças a uma família, que em meio de tanta dor optou pela doação dos órgãos de um adolescente de 15 anos que teve morte encefálica, conforme explica a psicóloga hospitalar, Jennifer Lima Ho.

"Incrível colaboração que ele vai fazer para outras famílias e salvando, mesmo com uma notícia tão triste", afirmou Jennifer.

A profissional comentou que houve todo um trabalho de acolhimento para que os familiares pudessem entender sobre o quadro clínico do rapaz.

O momento é de agradecimento à família que neste momento difícil conseguiu ajudar outras vidas.

"Gostaria muito de agradecer a família que fez a doação desse órgão. Que em um momento tão difícil conseguiu ter tanta iluminação para conseguir ajudar os outros", disse Lucas Fernandes Bonamigo, cirurgião cardiovascular.

A captação do coração, rins e fígado foi possível devido a uma ação conjunta entre o São Lucas Hospital Center, a Força Aérea Brasileira, juntamente com a equipe da Central de Órgãos do Paraná e equipes de São Paulo.

Conforme informado, foram dois profissionais que vieram de São Paulo, sendo um Médico Cirurgião e uma Instrumentadora, além de equipe de Curitiba composta por Médico Cirurgião, Médico residente e Instrumentadora.

COMO SER UM DOADOR

Para ser um doador de órgãos é necessário que você avise sua família, pois o procedimento só será possível com a autorização de parentes próximos

QUEM PODE DOAR

Segundo o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, qualquer pessoa, após a confirmação da morte e depois da autorização da família.

QUAIS ÓRGÃOS PODEM SER DOADOS

Coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como: córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões. Ou seja, um doador pode ajudar muitas pessoas.

QUEM RECEBE?

Os órgão são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em um lista ÚNICA de espera. Esta lista é fiscalizada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e Centrais Estaduais de Transplantes.

A seleção de um paciente que aguarda por um transplante, ocorre com base na gravidade de sua doença, tempo de espera em lista, tipo sanguíneo, compatibilidade anatômica com o órgão doado e outras informações médicas importantes. Todo o processo de seleção dos potenciais receptores é seguro, justo e transparente.

Evelyn Antonio | Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano