Imagem Arquivo Catve.com
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou nesta semana o 3º LIRAa, Levantamento de Índice Rápido e Amostral para Aedes Aegypti. Os agentes de Endemias vistoriaram 4.790 imóveis em Cascavel. O resultado aponta para índice geral de 2,2%, o que corresponde a médio risco de Infestação no Município. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de que fique abaixo de 1% (baixo risco).
A Secretaria de Saúde alerta que é fundamental que a população redobre os cuidados, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. É o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, para conter o avanço de doenças como dengue, febre chilungunya e Zica vírus.
O índice Geral do Município ficou em 2,2%, mas algumas localidades desperta um alerta apontando índice acima da média geral, chegando a 4,7% alto risco, como: Palmeiras I, Alto Alegre, Santo Onofre, Santa Cruz I e II, Paulo Godoy e Angra dos Reis.
Conforme Informe do boletim de Arboviroses do Município de Cascavel - Semana 19 (29/12/2024 à 10/05/2025) já foram registrados 1.679 casos positivos de chikungunya e 127 casos positivos de dengue.
"O combate ao Aedes Aegypti é dever de todos", e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.
Prefeitura de Cascavel | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642